Em guerra...

21/09/2010 20:29

 

Estava orando com meu companheiro, e durante a oração ele disse uma frase que me chamou atenção: “Senhor, não nos deixe esquecer que estamos o tempo todo em guerra”.

Que oração simples e sábia. De fato, não devemos nos esquecer que estamos em uma guerra terrível. Sabemos que estamos no lado vitorioso, mas isso não nos dá o direito de baixar a guarda quando o inimigo está em plena atividade e partindo pra cima da igreja. Muitas vidas estão em jogo, inclusive a nossa. No exército de Cristo não há espaço para covardes e preguiçosos. Essa batalha exige muito sacrifício, renúncia, choro, oração, ousadia, astúcia e principalmente obediência e dependência do nosso general, JESUS.

 O que acontece quando um país está em guerra? Ele luta, sempre está em estado de alerta, não fica descuidado e não para de se mobilizar para estar o mais forte possível para a próxima batalha. É isso que devemos levar em nossa mente e coração, nós estamos em uma guerra contínua, muito travada, e o que está em jogo são as nossas vidas e de toda a humanidade. Onde vamos passar a nossa eternidade?

 Essa guerra começou desde quando Lúcifer quis ser igual a Deus e foi lançado fora do céu. Daí por diante, Lúcifer se torna inimigo de Deus e quer destruir tudo o que é de Deus para atingir a Deus. Deus cria o homem à sua semelhança, com o propósito de se multiplicar, e ser uma grande família de muitos filhos semelhantes a ELE, para a Sua própria glória. Mas o diabo consegue interferir nesse propósito. Engana o homem e enche ele de cobiça de ser independente e o homem também peca contra Deus, se tornando escravo do diabo. Porém Deus não desiste do seu propósito e envia seu único filho para pagar nossa liberdade com preço de sangue. Até então o homem não tinha como fugir da condenação do pecado e da morte eterna, só por intermédio de Jesus é que hoje podemos nos achegar novamente ao Pai. Ali no calvário, foi travada a maior batalha existente, uma batalha que selaria o destino de toda a humanidade, e Jesus saiu vitorioso. Aleluia!

Por isso somos tão atacados, por que o diabo não tem mais nada a perder, pois já sabe o seu fim e quer levar o máximo de pessoas possíveis com ele para o tormento eterno.

 

 

ARMAS DA GUERRA

 “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contras os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deu, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

(Efésios 6.10-18)

 

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em deus, para destruição das fortalezas” (2 Coríntios 10.4)

 “... Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Efésios 6.12)

 

 A GUERRA EXISTE PARA OS GUERREIROS.

 Ora, na GUERRA CONTRA O PECADO
ainda não tendes resistido até o extremo
de derramar o próprio sangue.
” (Hebreus 12.4)

 “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado por esforço, e os que usam de força se apoderam dele”. (Mateus 11.12)

 “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3.12)

 
Paulo sabia que os sofrimentos cooperam para conduzir-nos à glória; por isso, ele pôde dizer: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação” (2 Coríntios 4:16-17). Ele estava dizendo que o eterno peso de glória suplanta em muito a leve e momentânea tribulação. Quaisquer que sejam os sofrimentos pelos quais passamos, são leves. Essa leve e momentânea tribulação não pode ser comparada ao eterno peso de glória. Não se incomode com seus sofrimentos. Seu sofrimento não é um peso, é leve. O verdadeiro peso é a glória. Todos os seus sofrimentos são leves, são a leve e momentânea tribulação que produz em nós eterno peso de glória. Glória é a expressão de Deus. Não é preciso esperar a eternidade para Ter a expressão de Deus. Não somente no futuro, mas hoje mesmo os sofrimentos nos introduzem na expressão de Deus. Isso é o peso de glória.

 Nessa guerra temos que mortificar diariamente nossas vontades, nossas cobiças, morrermos para nós mesmos e vivermos para Cristo. Só assim alcançaremos a glória que nos está proposta. Paulo faz algumas menções sobre isso: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.” (Romanos 8. 18) e “Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” (Filipenses 1. 20-21).

 

OS INIMIGOS:

Diabo:

* Anjo caído, porque quis ser como Deus e se encheu de rebeldia. Arrastou uma terça parte das estrelas do céu (Ap. 12: 4). Enganou uma terça parte dos anjos do céu. Anjos não são corruptíveis como são os homens, mas Satanás conseguiu engana-los gerando neles rebelião;

* Corrompeu a obra prima de Deus, a raça humana (Gênesis 3. 4 -7). Ora, o diabo conseguiu enganar Adão e Eva, eles tinham tudo e falavam com Deus;

* Os escribas, fariseus e mestres da Lei, Anás e Caifás, eram as autoridades religiosas da época, conheciam a palavra (Pentateuco). Mas Jesus os chamou de filhos do diabo (João 8. 44);

* Pedro, o discípulo mais intimo de Jesus, um dos fundadores da igreja. Tem uma revelação maravilhosa e diz: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mateus 16. 16). Pouco depois Jesus repreende Pedro: “Para traz de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens” (Marcos 8. 30-33) Satanás usou a boca de Pedro;

* Judas deu mais brecha que Pedro, e foi possesso por um demônio (Lucas 22.3) e traiu Jesus (João 13.2);

* O apóstolo Paulo era um homem cheio de poder do Senhor, foi arrebatado ao 3º céu (2 Coríntios 12. 1-4) operou milagres, etc. Mas Satanás também o confrontou e o impediu de ir à Tessalônica (I Tessalonicenses 2. 18);

* Jesus Cristo, o filho de Deus, que nunca pecou (1 Pedro 2. 22), jejuou durante 40 dias, mas o diabo foi tenta-lo (Mateus 4. 1-3).

 “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar.”  (1 Pedro 5. 8)

 O diabo é mentiroso e não há verdade nele (João 8.44) é astuto. Não podemos lutar sozinhos contra o diabo. Só em Jesus.

 

Mundo:

 

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e está é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (1 João 5. 4)

 Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” (1 João 2.15-16)

 “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4).

 “O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!”. (1Timóteo 6. 7)

 “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão desse mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12. 1-2)

 “...o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.” (Gálatas 1.4)

 “Então, convocando a multidão e juntamente seus discípulos, disse-lhes: se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga me. Quer quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho, salvá-la-á.” (Marcos 8. 34 -35)

 “Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14. 33).

 

Carne:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o ESPÍRITO, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Marcos 14. 38).

 “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De DEUS sou tentado; porque DEUS não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” (Tiago 1.12-18).

 

Ninguém é tentado acima das suas forças. à  Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (1 Coríntios 10.13).

 

JESUS foi tentado e venceu - Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” (Mateus 4. 1-11).

 

Podendo, por isso, socorrer os que são tentados. - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” (Hebreus 2.18).

 “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4.15)

 

 Devemos vigiar e orar para não cedermos à tentação - E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” (Mateus 6. 13)

 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26. 41)

 

E também é nosso dever socorrer os que caem. - Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” (Gálatas 6.1)

 

NOSSA VITÓRIA

Nossos inimigos são muito poderosos e talvez possamos ficar desacreditados, com medo, mas:

Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” (1 João 4.4)

 E Perseverando no Senhor possamos dizer como Paulo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”. (2 Timóteo 2. 7-8)

 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3. 20-21)

Voltar

Comentários

Data
De
Assunto

Em guerra...

Amém muito jóia o texto, e testifica demais viu
No retiro em Lins foi falado também que estamos em guerra, uma coisa que me chamou muito atenção é que precisamos morrer primeiro para guerriar... porque a luta maior é com si mesmo né, nossa carne. Morrer na cruz, sofrer?!! Sim claro, como diz no texto...

Quaisquer que sejam os sofrimentos pelos quais passamos, são leves. Essa leve e momentânea tribulação não pode ser comparada ao eterno peso de glória. (...) Todos os seus sofrimentos são leves, são a leve e momentânea tribulação que produz em nós eterno peso de glória.

Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que nos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus. IPe 4;1-2

Oremos pra que o Senhor viva mais em nós, e NADA de nós mesmo...

Data
De
Assunto

Em guerra...

Muito bom o texto.
Temos que estar atentos aos tempos em que estamos vivendo.
O bixo tah pegando, as coisas só pioram e tendem a continuar assim.
Se não estivermos preparados, seremos facilmente derrubados pelo inimigo.
Creio que a oração é a principal arma que temos.

Deus os encha de graça.
Um bjo.

<< 1 | 2

Pesquisar no site

© Só uma coisa é necessária: olhar para Jesus!