Identidade com Deus

01/08/2010 23:20

 

Há entre os que cresceram no seio da igreja, pessoas que com o tempo foram batizados, mas que pensam que viver à sombra da fé de alguém é sinônimo de ter uma identidade com Deus. Estes tais estão seriamente enganados.

A palavra ministrada a nós em Comunhão Tropical 2010 através de Edmar abalou os conceitos de muita gente que vive uma vida cristã medíocre e sem graça, achando que está tudo bem e que Jesus se agrada do que vê.

“Para mim, depois que ouvi essa palavra, foi como se minha vida, enquanto uma discípula tivesse recomeçado do zero.” (Flavia Ramos)

Leiam com atenção os textos e os passos. Busque ter a sua experiência e se avalie: Como Deus te vê? Você mesmo deve buscar saber se a sua identidade já está completa, se te falta muita coisa, ou se ainda nem começou a tirá-la.

 

At 3:13a  “O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais...”

 

Deus sabia quem era Abraão e Abraão sabia quem era Deus. (assim também era com Isaque e Jacó)

 

Quantas pessoas viviam na Terra naquela época?

E foi dito: “O Deus de Abraão...”

 

O documento de identidade é o documento de identificação do cidadão, através dele que se sabe quem é quem.

 

Pensemos agora na identidade que temos aqui na Terra. Por que alguém não pode usar a identidade de outra pessoa?

Ora, porque uma identidade é algo pessoal, é crime de falsidade ideológica usar a identidade de outra pessoa. Mesmo um filho, sendo tão parecido com o seu pai, não pode usar a identidade dele, porque é algo pessoal, é intransferível.

Deus chamava Abraão, Isaque, Jacó entre outros pelo nome, pois eles tinham identidade com Deus. Eram íntimos e conhecidos do Senhor a ponto de serem chamados pelo nome. Será que Deus pode olhar para nós e dizer: “O Deus de João, Maria, José... ?”

Daí a necessidade de termos nossa própria identidade e experiência com Deus, ou seja, de não vivermos mais debaixo da sombra dos nossos pais ou qualquer outro irmão e sermos tão amigos e íntimos de Deus a ponto de sermos chamados por nosso nome.

            Temos que ter nossa própria identidade com Deus e sermos definidos a ponto de que se nossos pais ou irmãos por qual temos muita admiração, abandonassem a fé, nós permanecêssemos firmes em Cristo.

           

Mas como criamos um documento assim no céu? Como ter uma identidade como a de Abraão, de Isaque e de Jacó?

 

Analisando a vida de homens que Deus nos deixou como exemplo em sua palavra, homens que tinham intimidade e identidade com Deus, vemos neles o mesmo padrão de vida, a mesma devoção e busca a Deus. Deus não faz diferenciação entre pessoas, Ele não quer saber dos seus adjetivos, Deus procura para ter identidade com Ele, àqueles que o buscam, àqueles que querem viver inteiramente para Ele, àqueles que o obedecem e o adoram em espírito e em verdade (João 4. 23-24). O Senhor não será diferente conosco, se agirmos iguais a esses homens citados na palavra.

 

Se você quer ter sua identidade com Deus, têm que ser real na sua vida as seguintes verdades.

 

A primeira coisa é:

 

I - NASCER DE NOVO

 

I Sm 1:20 – 28

Samuel foi levado ainda menino para o Templo do Senhor em consagração a Deus, mas mesmo sendo pequeno, não achou pesado ter ido para o Templo. No versículo 28 vemos que ele adorou o Senhor. Ali se marcou seu novo nascimento para uma vida de total dependência para com Deus.

 

* Samuel largou tudo para viver na casa do Senhor.

 

* Você tem tido a coragem de largar todas as coisas para ter uma identidade com Deus?

 

* Você tem a noção da amplitude de ter uma identidade com Deus?

 

* Quem tem exclusividade no seu coração?

 

* Podemos ter conhecimento do novo nascimento sem nunca ter vivido de fato um novo nascimento?

 

Estivemos aprendendo sobre Adoração:

 

Adorar ao Senhor é muito mais do que catequese, do que ter conhecimento da palavra. Adorar é viver exclusivamente para Deus. Quando sua vida não tem sentido em outro lugar a não ser na presença de Deus.

 

* O Novo Nascimento é o pedido de entrada para viver com Deus.

 

* Todos que ficarem experimentando um pouquinho de mundo, um pouquinho de carne, não terão sua identidade com Deus.

 

 

A segunda coisa que deve acontecer com quem quiser ter identidade com Deus é:

 

II - TER CONTINUIDADE, SER CONSTANTE, PERSEVERAR NA FÉ.

 

I Sm 2. 18 - Vemos nesse versículo que Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda Jovem.  

 

Muitos jovens não se preocupam muito com as coisas do Senhor, porque se acham jovens demais, e pensam que essa responsabilidade é apenas dos mais experientes. Mas temos na bíblia exemplos de jovens que tinham muita intimidade com o Senhor, são eles: José, Samuel, Davi, Ester, Daniel, Timóteo e o próprio Jesus que aos 12 anos de idade já falava de igual pra igual com os mestres da Lei.

Portanto, não temos mais a desculpa de dizer: “ahh... eu ainda sou muito novo pra essas coisas, vou me preocupar mais com isso depois que terminar a escola.” Depois vem a faculdade, um emprego bom, casamento, filhos... e Deus sempre pra depois.

 

* Fé sem continuidade não é fé, é hipocrisia.

 

* Devoção intermitente, hipocrisia permanente (A. W. Tozer) 

 

* Qual é o limite que você tem posto a sua própria fé?

 

* Como é o seu comportamento quando está longe dos irmãos?

 

* Como é o seu comportamento quando está perto dos ímpios?

 

* Sejamos como sal dessa terra e luz desse mundo. (Mt 5. 13-16)

 

* Samuel não precisava de outra coisa a não ser Deus.

 

* Quais são os acessórios dessa vida que têm lhe chamado atenção? 

 

 

A terceira coisa:

 

III - CONTÍNUO CRESCIMENTO

 

Sm 2. 19-20  - Esse versículo diz que sua mãe fazia para Samuel uma túnica nova de ano em ano. E por que isso? Porque Samuel estava crescendo e a antiga já estava velha e pequena.

 

Samuel continuava crescendo.

 

Podemos usar o exemplo de um bebê quando nasce. Os primeiros meses, tudo nele ainda esta crescendo, à medida que cresce, sua visão fica mais aguçada, seu paladar experimenta novos sabores, começa a desenvolver palavras. Depois de algum tempo, ele passa a engatinhar, e logo mais a andar, seu tamanho aumenta, sua pele se torna mais resistente, e assim ele vai se desenvolvendo.

Assim somos nós em Cristo, vamos aprendendo à medida que crescemos. Aprendemos a orar, aprendemos a ler a sua palavra, aprendemos a deixar de cometer os principais pecados, tudo isso é um processo contínuo, relativo ao nosso relacionamento com Cristo. 

 

* Tem pessoas que nasceram de novo há anos, mas ainda querem se apresentar como criança, vestindo túnica apertada.

 

* Da mesma forma que é feio e ridículo uma pessoa adulta usar roupa de criança é um discípulo antigo que já deveria ser maduro, estar com atitudes infantis. (Hb 5. 12-14) 

 

* Temos que crescer e largar as coisas de menino. (I Co 13. 11)

 

* Conhecimento não é crescimento. O conhecimento só incha. Mas o crescimento transborda vida.

 

* Se Deus pudesse mostrar a evolução do seu crescimento em um telão, o que você veria?

 

* Precisamos nos lembrar que nós nascemos de novo e que depois de nascido de novo temos que dar continuidade ao nosso crescimento e crescer mais e mais em Cristo. Temos que crescer.

 

Sm 2:26

Quem cresce se torna agradável para Deus e para as pessoas.

 

Mas mesmo com todas essas coisas sendo realidade em nossas vidas, ainda não temos nossa identidade com Deus. 

 

 

Quarto aspecto:

 

IV - TRABALHAR NA OBRA DE DEUS – SERVIR, FRUTIFICAR.

 

I Sm 3:1 – Samuel servia o SENHOR.

 

* Quando uma pessoa atinge certa idade e maturidade, ela começa a adquirir algumas responsabilidades. Uma delas é o trabalho.

 

* Temos que trabalhar na obra de Deus.

 

* Minha compreensão deixa de ser morta para ser viva quando eu faço aquilo que aprendi.

 

* Devemos viver a serviço de Deus.

 

* Se não vivo aquilo que falo, eu apenas compreendo e estou buscando uma identidade falsa.

 

* Deus não chama irresponsável, preguiçoso.

 

* Deus só trabalha com quem trabalha.

 

* É impossível se ter identidade com Deus se não trabalharmos.  

 

* Se você é sal, você tem que salgar. A identidade com Deus se forma na fornalha.

  

* Quem não tem identidade com Deus transfere a culpa. Não assume responsabilidades.

Quinto passo:

 

V - APRENDER OUVIR A VOZ DE DEUS

 

I Sm 3. 3-10

Samuel quando ouviu a voz de Deus pela primeira vez, não soube reconhecer Sua voz, e aconteceu novamente, até que Eli entendeu que era Deus quem estava falando, então disse o que Samuel deveria fazer.

 

* Para ter identidade própria, você precisa aprender a ouvir a voz de Deus.

 

* Busque ajuda da pessoa certa (discipulador, pastor, discípulo maduro) para te ensinar a ouvir a voz de Deus.

 

* Muitas vezes não sabemos discernir nossas vontades e pensamentos com a voz do Senhor. Por isso devemos buscar ajuda dos mais experientes na igreja.

 

* Assim como Eli foi para Samuel, direcionando e ensinando Samuel à ouvir a voz de Deus, devemos aprender com nossos discipuladores, lideres, pastores ou outros irmãos maduros, discernir qual é a voz de Deus.

 

Sexto e ultimo passo:

 

VI - ACEITE A VOZ DE DEUS COMO O MELHOR PARA SUA VIDA

 

I Sm. 3. 10

 

* Quais os conselhos que temos tomado para nós? Conselhos dos ímpios, de nossos parentes incrédulos ou dos nossos pais, discipuladores, pastores, irmãos maduros?

 

* A voz do Senhor, mesmo que nem sempre parecendo, é sempre a melhor opção para nós.

 
Daniel F. Almeida - Pontes e Lacerda/MT

 

Voltar

Comentários

Data
De
Assunto

escola dominical

esse estudo pra mim foi muito util, onde eu me vejo na situacao de samuel, assumindo a responsabilidade como servo do nosso DEUS vivo assumindo a identidade com deus onde vou apresentar o texto onde fala sobre a identidade com Deus E SEU ESCLARECIMENTO foi otimo.

Data
De
Assunto

Indentidade com Deus

Amém Dani... uma palvra muito preciosa mesmo. Tinha visto as notações da Flavinha por e-mail e ja tinha me encatado com ela.. agora com a sua o Senhor me refletir a vida vida até agora.
Na verdade ja perdi a conta de quantas vezes estou lendo esse texto... rsrs
Mas o que tenho pedido agora é que ele tenha misericoodia de mim, e que eu possa de faço ter uma indentidade com Ele.

Quão grande é a sua presença e o desejo de estar comigo, e eu simplesmente não valoriso.
Posso diser pra vocês que uma vez tive uma experiencia terrivel de me sentir só... eu orava e orava... e sabia que o Senhor esta ali comigo, mas ele se carou.. e eu clamava Senhor fala comigo!! Mas ele não falava nada... chorei e orei a noite inteira, cuxilei no chão e no outro dia o Senhor falo comigo..
que me amava, e que estava ali o tempo todo sofrendo comigo, mas que ele se carou porque era necessário para o meu crescimento... Depois vi e era pra eu ver que eu seja o que é viver sem ele
Impossivel!! foi acho que 6 horas.. só isso..?!! Não pra mim foi uma eternidade.
Hoje vejo que jamais consiguerei viver sem ele, cresci com isso mas nunca mais quero viver sem ouvir-lo.
Não desejo isso pra ninguem... isso porque ele tava comigo viu gente.. rsrs

Que a cada dia possamos mesmo ter intentidade com o Senhor, como Abraão, Isaque, Jacó, Samuel, e muitos outros... principalmente como Jesus!! E valorizar o que temos de melhor... não esqueça Ele nos chamou entre muitos (que já não é todos) e e nos escolheu entre poucos...

Que Jesus seja a nossa suficiencia sempre!!

beijos bye-bye

Data
De
Assunto

Re:Indentidade com Deus

A ESSENCIA DE DEUS
A “ESSENCIA DE DEUS” é composta de: “ESPAÇO FISICOU DO UNIVERSO” ocupado por uma “INTELIGENCIA” do mais alto grau de perfeição para dar a origem no tempo e no espaço de todas as formas de “ENERGIAS”, que movimentam, desde o átomo, com suas estruturas infinitesimais dimensões, até todos os corpos celestes, que compõe o Cosmo em perfeita harmonia e equilíbrio em seus movimentos, e a pureza de seus sentimentos de “AMOR” constituído de “PIEDADE”, “JUSTIÇA” e “AMOR”, nos dá a existência da vida

Data
De
Assunto

Identidade com Deus

Logo quando comecei a ler essa palavra lembrei daquela passagem de Jeremias que ele mostra não entender como uma criança poderia ser usada por Deus, e o Senhor diz apenas vá que o resto eu faço.
hehe

Temos que nos entregar ao Senhor e depender d'Ele. Devemos mostrar disposição e abertura pra que o Senhor possa fazer em nós a Sua obra.

Leiam Jeremias

Deus os encha de graça
Um bjo

Data
De
Assunto

Minha Identidade com Deus

Maravilhoso!! Palavra cheia de Deus. Que Ele continue usando suas vidas para abençoar o Corpo de Cristo atraves deste site.
Se não temos identidade ainda somos clandestinos, imaginem clandestinidade no Reino. Impossível!

Abraços.

Pesquisar no site

© Só uma coisa é necessária: olhar para Jesus!