Morreu pelos nossos pecados

05/05/2010 00:00

“…carregando Ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça, por suas chagas fostes sarados.” I Pe 2:24

“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nós todos.” Is 53:5,6

No tocante à morte de Cristo é importante compreender com clareza as razões e a glória existentes.

Deus é extremamente Santo e puro. Ele não pode suportar dolo, mácula ou erro algum. Nele não habita trevas e Ele não convive com as mesmas. Sua santidade é ofendida com qualquer forma de pecado e por isso sua justiça é extrema e exige castigo ao que peca. Em Rm 1:18 mostra claramente a reação de Deus em relação a qualquer prática de pecado ou injustiça. E como mostrado na palavra, o castigo do Senhor para o pecado é a morte. (Rm 6:23)

Quando Deus criou o homem, deu-lhe o livre arbítrio, a escolha em seguir ao Senhor ou seguir a sua própria vontade. O homem pecou e por isso perdeu a vida eterna. Está destinado a morte eterna. Mas assim como Deus é justo, Ele também é amor e nos ama infinitamente. Com isso, criou uma estratégia de trazer o homem de volta pra si. Foi então que nos deu seu único filho, para morrer por nós e nos trazer nova vida e uma nova eternidade ao seu lado.

Mas porque precisou Jesus vir e morrer em nosso lugar?

Porque não havia na Terra nem um justo sequer, puro, sem pecado que pudesse satisfazer a glória de Deus. (Rm 3:10) Porque todos nós, com a queda do homem, nos tornamos inúteis para o Senhor.

Existem algumas conseqüências a serem analisados em relação ao pecado do homem e à morte de Jesus.

1. Quando o homem pecou, ele se afastou de Deus, pois ofendeu a sua santidade. Como já dito antes, Deus é extremamente Santo e não convive com trevas.

2. Por causa do pecado o homem se tornou inútil para Deus e foi destinado à morte. Já que não tinha mais acesso ao Pai, perdendo assim sua eternidade.

3. O pecado passou a habitar dentro do homem após sua queda, pois o homem deu livre acesso a Satanás para usá-lo e liderá-lo. O homem se tornou escravo do pecado e de Satanás (Ef 2:2,3).

4. Por ser escravo do pecado, o homem perdeu sua comunhão com o Santo dos santos, não pôde mais entrar na presença de Deus, pois o poder da santidade e pureza de Deus era muito para o homem. Sendo assim não pode o homem relacionar com o seu Senhor (Is 59:2).

Mas mesmo com toda a falha do homem, Deus que é perfeito, com seu perfeito amor, não desistiu de nós. E a morte de Jesus foi a solução para o nosso pecado.

1. A morte de Jesus satisfez a justiça de Deus. O nosso castigo foi pago por Jesus (Rm 5:1). O nosso pecado foi colocado em Cristo na sua morte. (Rm 3:25)

2. A morte de Jesus foi um sacrifício, ou seja, Jesus nos substitui no seu castigo. O justo morreu para pagar o preço que, nós, os injustos, deveríamos pagar. (1Pe 2:24 e 3:18).

3. Com a sua morte o Senhor nos resgatou. Ele não era escravo do pecado, então com seu sangue nos comprou pra si, livrando-nos assim da escravidão. (Hb 2:14,15  e Ap 5:9).

4. A morte de Jesus nos trouxe de volta à comunhão com o pai. Nos trouxe reconciliação com Ele (2Co 5:18–21). Agora, graças a Jesus Cristo, podemos novamente desfrutar da perfeita amizade e amor do nosso Senhor.

A morte de Jesus é a perfeita solução para o pecado do homem e suas conseqüências.

“E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante Ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis.” Cl 1:21,22

A morte de Jesus nos trouxe paz com o Pai, nos livrou da escravidão do pecado e também nos limpou para que vivêssemos em novidade de vida, ou seja, vivamos em santidade, pois essa é a vontade de Deus, que sejamos santos como Ele é Santo.

Quando o Senhor morreu, nos deu a chance de uma nova vida com Ele através do batismo. Agora colocados em Cristo, temos forças para vencer o pecado. Por isso é tão importante que vivamos em santidade, pois foi também pra isso que Cristo veio.

Gl 3:17 – 21

Se fui colocado em Cristo e liberto através da sua morte, já não mais vivo para o pecado, porque vivo através de Cristo. Sendo assim, se volto à prática do pecado faço com que Jesus sinta novamente as dores da morte e as dores de ser separado do Pai e ainda por cima, considero a vinda de Cristo em vão.

Com esse episódio, não só Jesus se esvaziou, mas o próprio Deus.

Quando Jesus se manteve detido por três dias por causa da sua morte, Satanás pensou ter vencido e o mundo viveu como se Jesus fosse uma farsa, sendo assim a própria glória de Deus manteve-se detida por três dias e tudo isso por amor a nós.

Após tudo isso nos é apresentada uma conclusão:

De que, incondicionalmente, o Senhor nos ama da forma que nós, condicionalmente, deveríamos amá-lo.

Jesus venceu a morte e hoje vive vestido de glória e majestade. E reinará para sempre! Aleluia!

 

Lucas Rolim - Salvador/BA

Veja essa matéria no It Sounds Like

Voltar

Pesquisar no site

© Só uma coisa é necessária: olhar para Jesus!