O querer e o realizar

17/05/2010 10:51

 

Nós não somos capazes de vencer as tentações, as lutas e provações, sozinhos. Nossa auto-suficiência, por vezes nos derruba. Quando pensamos estar bem firmes, podemos nos acomodar e tropeçar (I Cor 10: 12). Esquecemos que a nossa força vem de Cristo e que sem Ele no comando, não há vitória (Col 1: 27). Paulo fala sobre nossa fraqueza e diz que em nossa fraqueza está a nossa força (II Cor 12: 9, 10). Mas por quê? Porque quando estamos nos sentindo fortes, geralmente nos acomodamos e deixamos de buscar tanto o Senhor, mas quando estamos fracos, passando por lutas, dificuldades, tribulações, nós reconhecemos com maior facilidade nossa fragilidade e o quanto somos dependentes e inúteis sem o Senhor.  Dependamos do Senhor, mesmo quando o vento estiver ao nosso favor e não apenas quando estivermos em meio a tempestades. (Col 2: 20)

Nós queremos fazer o bem, mas por nós mesmos não conseguimos (Rom 7: 15 - 25). E isso acontece quando queremos fazer por nossas forças.  Mas quando deixamos o Senhor tomar nossas rédeas, ele opera em nós tanto o querer quanto o realizar (Fp 2 : 12,13).

 

O que é necessário para Deus gerar em nós tanto o querer quanto o realizar?

R= É necessário profundo arrependimento da nossa velha forma de vida.

 

Para haver o querer, é necessário: ARREPENDIMENTO.

Para haver o realizar, é necessário: DESENVOLVIMENTO (Obediência à palavra)

 

* Não sou eu quem desenvolve, mas Cristo que desenvolve em mim.

 

É mais ou menos como a professora ensinando o aluno a escrever, ela entrega o material (lápis, borracha), incentiva o aluno com musiquinhas, desenhos, exercícios e brincadeiras, e até pega na mão do aluno na hora de escrever. Mas para isso, o aluno precisa ir para escola. Ou seja, a nossa parte é a obediência, o resto é com o Senhor.

Se olharmos o milagre da multiplicação de pães (Mt 14 : 13 – 21), veremos que era impossível alimentar cinco mil homens (sem contar mulheres e crianças) naquelas condições. Mas Jesus disse: “dai-lhes vós de comer”. Os discípulos OBEDECERAM e mesmo só com 5 pães e 2 peixes, Jesus agradeceu, houve uma multiplicação e todos ficaram fartos e ainda sobraram 12 sextas cheias.

 

É Jesus quem nos dá a ordem e é Jesus quem efetua, nós apenas obedecemos.

 

Quando Jesus disse: “...ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-lhes a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado...” (Mt 28 : 19, 20). Ele estava ordenando, e vai efetuar isso em nós, basta obedecermos.

 Amém.

 
   Daniel F Almeida
- Pontes e Lacerda/MT

Voltar

Pesquisar no site

© Só uma coisa é necessária: olhar para Jesus!